1 comments | quarta-feira, agosto 08, 2007

Preocupada com o perigo de ser considerada um blogue desfasado da actualidade, a FdV enviou uma equipa de reportagem ao novo oásis consumista do Grande Porto, o Ikea de Matosinhos, i.e. de Leça da Palmeira (por que diabo tenho, tantas vezes, ouvido chamar Ikea de Lisboa à loja de Alfragide, freguesia da Amadora, antiga Porcalhota?...). Apesar de movido por interesses estritamente pessoais, o repórter entendeu aqui deixar duas notas merecedoras de relevo.


Primeira nota: os suecos mostram aquilo que a região quer mostrar, designadamente através do aeroporto de Pedras Rubras, e outros anseiam por impedir, ou seja, que o Porto e envolvente estão em condições de assumir um papel central no Noroeste peninsular; não engana a quantidade de espanhóis que cruzam a fronteira para ir à loja Ikea que lhes fica mais próxima;


Segunda nota: simples fait-divers, típico de um parolo que nunca tinha posto pé em estabelecimento de tal companhia - contrariamente ao que sucede nas comuns lojas de móveis, não há livros de faz-de-conta nas estantes, mas centenas ou milhares de volumes verdadeiros, novinhos em folha, com encadernações mais ou menos apelativas, coloridas e refulgentes... mas todos suecos, em sueco, sobre temas que nem se chega a saber se são suecos, a não ser que se saibam alguns rudimentos de Sueco; se é uma imagem de marca, tudo bem, mas se, assim, pensam que estão isentos de roubos, incorrem num equívoco já que, das duas, uma:
a) o tuga não rouba livros;
b) se o tuga rouba livros é para encher a estante, pelo que uns volumes em sueco até dão no olho, um pouco como aquela etiqueta da Gucci, que ninguém diria ter sido cosida numa garagem de Barcelos.

1 Comments:

Blogger Pedro said...

e comprou alguma coisa? Pois eu recomendo esta loja a qualquer um. Sou cliente e um dos inúmeros fieis do IKEA (até vou lá hoje à noite...)
Também reparei, quando fui ao IKEA do Porto - Matosinhos - Leça da PAlmeira, que o parque de estacionamento estava com uma boa percentagem de veículos de matrícula espanhola (e também francesa...).

11:22

 

Enviar um comentário

<< Home