1 comments | sexta-feira, agosto 10, 2007

Björn Rune Borg, um dos mais notáveis desportistas de sempre, coleccionou rótulos. Tenho por certo que foi o maior tenista de todos os tempos e poderia explicá-lo (as cinco vitórias consecutivas na relva de Wimbledon, sendo ele um jogador do pó de tijolo; os seis triunfos nos internacionais de França; a superioridade técnica em praticamente todos os capítulos do jogo, num tempo em que o ténis era muito menos tecnologia e poder físico; o carisma; a circunstância de ter sido o primeiro ídolo universal na modalidade...), mas, retomemos o fio condutor dos rótulos, foi também o "Iceborg", a primeira "pop-star" do ténis, "um deus", como hoje continua a dizer o sucessor John McEnroe... Borg foi, resumindo, um dos meus grande ídolos do desporto, e só a perda patológica da memória me fará esquecer a mítica final de Wimbledon de 1980, em que bateu John McEnroe por 8-6 no quinto "set", jogado depois da épica quarta partida em que desperdiçou sete match-points, ao cabo de um inigualável "tie-breaker" que McEnroe venceu por 16-14 . Ora, Björn esteve agora em Portugal, a jogar a prova algarvia do circuito de veteranos, e as transmissões da RTP-N fizeram-me recuar a esses tempos em que havia heróis. Só porque vi Borg, o mais velho do quadro (está com 51 anos) a regressar aos "courts", onde não era visto desde 2002, ainda a demonstrar tanta dessa classe frente a jogadores bem mais novos, como o brasileiro Fernando Meligeni, um catraio de 36 anos, ou o austríaco Thomas Muster, um fedelho que terá a minha idade daqui a dois meses. O sueco perdeu com ambos - havia antes ganho ao equatoriano Andrés Gomez -, mas eu recuperei, nesses momentos, esse cada vez mais perdido prazer de ver jogar ténis.

1 Comments:

Blogger Pedro said...

Sendo eu um pouco mais novo... só tenho uma ligeira memória destes jogos Borg vs. McEnroe. Mesmo assim, recordo com saudades o tempo em que assistia a estas finais no Canal 2 (e não num canal codificado qualquer) em família, num "dia de Domingo"...

11:28

 

Enviar um comentário

<< Home