0 comments | sábado, março 03, 2007

Texto que acabei de enviar ao provedor do espectador da RTP:


"Sinteticamente, atendendo à limitação imposta, uso este espaço para manifestar profundo desagrado pela transmissão, pela RTP 1, da gala do Sport Lisboa e Benfica (emissão de 2 de Março).


"Ser adepto de futebol tem uma componente tribal, vários estudiosos o dizem e sabe-lo-á muito bem o prof. Paquete de Oliveira, que resulta na repulsa causada por clubes rivais, mesmo que, como no meu caso, não gere qualquer animosidade pessoal em relação aos adeptos de clubes adversários do meu (tenho grandes amigos benfiquistas e esse aspecto é absolutamente irrelevante na criação de relações pessoais, ainda no que a mim respeita, claro). Porém, senti revolta ao chegar a casa e, na esperança de ver algum programa de qualidade (são sempre remetidos para horário tardio), aperceber-me dessa triste opção dos programadores da RTP, mudando imediatamente de canal.


"Compreendo perfeitamente que o referido clube lisboeta, pela dimensão, pelo historial ou pelo afecto que desperta em larga parcela da sociedade portuguesa, é merecedor de toda a atenção jornalística. Porém, transformar uma comemoração interna dessa agremiação em produto de entretenimento é algo que, na minha opinião, faz tábua rasa do conceito de serviço público, porquanto não é apanágio da RTP transmitir as festarolas dos outros clubes.


"Poderão, decerto, considerar que o Benfica é o clube português com maior número de adeptos, mas essa é uma visão meramente economicista, na medida em que apenas visa obter bons resultados ao nível das audiências (não quero tecer considerações quanto às afinidades clubísticas dos programadores). Porém, tenho por certo que, tal como a mim sucedeu, milhares de pessoas terão ficado indignadas com a glorificação desse clube pelo serviço público de televisão.


"Noticiar, comentar e transmitir jogos é perfeitamente normal, legítimo e desejável. Trasmitir festas de clubes, atendendo às clivagens que o fenómeno futebolístico gera na sociedade, é uma irresponsabilidade.


"Sem mais, apresento os meus melhores cumprimentos.


"Pedro Olavo Simões"


--------------------------------------------------


Nota: como reproduzi a nota que escrevi noutras circunstâncias, prescindi de usar a grafia benfica característica deste blogue.