9 comments | quarta-feira, agosto 09, 2006

A foto acima tem estado na ordem do dia. A manipulação da imagem (não importa se grosseira), denunciada na blogosfera, valeu o despedimento ao colaborador da agência Reuters que, desejoso não sei de quê (de nada servirá especular), quis acentuar, como se necessário fosse, o dramatismo do fotograma. A partir deste exemplo, a mesma blogosfera (sempre a blogosfera de direita, pois...) está a mover uma cruzada (em parte bem), desmontando as encenações que o Hezbollah tem levado a cabo, na ressaca de bombardeamentos israelitas, para alimentar repórteres pouco escrupulosos com imagens de cadáveres que passam de mão em mão, ou até de vivos que se fazem passar por mortos. Fazem-no bem apenas em parte, porque, nessa cruzada de vigilantes do universo mediático, estão a pôr alegremente em causa todos os profissionais que, no terreno, põem a vida em risco para mostrar ao mundo o que se passa, sem atropelos à deontologia. Fazem-no bem apenas em parte porque, tendo tomado partido por Israel, estão apenas empenhados em mostrar que a frente de combate é uma fronteira entre bons e maus, já se sabendo quem são os bons e quem os maus são. Fazem-no apenas em parte porque não querem entender que a propaganda existe em todos os lados, em todos os partidos, em todos os países, em todas as guerras. E a encenação está em todo o lado. A demonstrá-lo, fecho com uma imagem que parece andar esquecida.

George W. Bush de visita às tropas americanas em Bagdade, no dia 27 de Novembro de 2003 (dia de Acção de Graças), fazendo-se fotografar com um peru de plástico, decorado com uvas de plástico e outros sintéticos ornamentos.

9 Comments:

Blogger Alba said...

Sim, tenho visto hoje em diversos blogs, alguns senhores muito indignados com fotografias de peluches no meio dos escombros libaneses, proclamando que os bonecos não têm pó e sugerindo ser o photoshop um dano maior quando se fala de uma guerra. De uma guerra como esta. Chama-se a isso, quanto a mim, ver a árvore e não ver a floresta. Mas, enfim, lá no Blasfémias e Outros que tais continua-se a polemizar...

12:54

 
Blogger Joana said...

Como de costume,desvia-se a atencao dos assuntos verdadeiramente importantes para frioleiras e depois fica tudo em aguas de bacalhau...claro que houve manipulacao de imagens, ha sempre nestas situacoes.Daqui a um bocadinho de distorcao em distorcao chega-se a conclusao que nao morreu ninguem
Como dizia o Orwell, com duas meias verdades faz-se uma mentira

13:05

 
Blogger jpt said...

muito concordo no recordar que sempre há propaganda nas guerras, de todos os lados. este demonstrar da propaganda hezbolaistica (ou mesmo apenas em busca do "melhor" plano), amadora, até pode esquecer isso.
já não concordo com "nessa cruzada de vigilantes do universo mediático, estão a pôr alegremente em causa todos os profissionais que, no terreno, põem a vida em risco para mostrar ao mundo o que se passa, sem atropelos à deontologia." - é exactamente o desmascarar das aldrabices que valoriza o trabalho de reporteres que assumem os constrangimentos da deontologia

14:45

 
Blogger POS said...

Caro José Flávio,

Na essência, admito que tem razão. Não ponho em causa a necessidade (o imperativo ético) de denunciar as aldrabices, até porque, nos jornais, ainda venho do tempo em que se colavam bolas em fotos de futebol onde as ditas não apareciam, coisa que sempre me repugnou (só um inocente exemplo). Porém, tal como não podemos pensar que os leitores são estúpidos, também não devemos cair na ilusão de que todos são muito esclarecidos. Quando o não são, a insistência febril nessa denúncia das falcatruas, quase sempre associada a motivações ideológicas, contribui para essa ideia, que me parece crescente, de que todos os jornalistas são panfletários ou, pior, venais. Quando essas ideias ganham força (e não o digo por ser jornalista, coisa de pouca importância), abrem-se as portas aos salvadores das pátrias que todos os democratas abominam.

P.S. - Sim, já ando para linkar o novo Ma-Schamba, mas ando um bocado mandrião.

15:21

 
Blogger António P. said...

Caro POS,
Comparar as duas imagens ( e/ou situações )é tão "desporpocionado" como a resposta de Israel ..!!???
Desculpe-me a sinceridade mas parece-me pura demagogia.
Cumprimentos

23:22

 
Blogger POS said...

Caro António P.,

Realmente, é desproporcionado comparar um obscuro fotógrafo, que nem falsear uma fotografia sabe, ao "homem mais poderoso do mundo" a protagonizar uma ridícula encenação de propaganda.

Mas a comparação destinava-se, apenas, a mostrar que as acções do género sempre existiram e existirão. Dar-lhes excessiva atenção, como bem notou a Joana, é uma outra forma de encobrir o que realmente está a acontecer.

23:56

 
Blogger jpt said...

não deixamos de ter ambos razão. mas eu insisto. não posso deixar de torcer o nariz ao hezbolaísmo jornalístico para depois me por a resmungar as aldrabices do capital nos media. e vice-versa. enganado hei-de ser sempre (e até procurar por tal, tantas vezes)

então, e já agora, agradeço a boa-vontade linkistica. até breve

23:59

 
Blogger Ana Filipa said...

Sinceramente não cultivo muito o hábito de visitar blogues, mas adorei este seu espaço. Faz muita falta a este país gente capaz de opinar com sinceridade. Bem-haja! Certamente virei "visitá-lo" mais vezes!

22:59

 
Anonymous Anónimo said...

muito bem. agosto animado por aqui

12:35

 

Enviar um comentário

<< Home