| quarta-feira, maio 05, 2004

Tenho acrescentado à lista aqui do lado alguns novos links, a que não vou fazendo referência, para não engrossar escusadamente o caudal da Fonte das Virtudes. Porém, quero aqui deixar duas notas. A primeira vai para o Walter Rodrigues, do Forum Comunitário, que, com muita simpatia, relatou ter aqui encontrado razões para rebuscar as suas próprias memórias do Porto. A segunda diz respeito ao A Baixa do Porto, que, sem ser um blogue tradicional (é o fórum que o Forum Comunitário não é), merece o espaço ali ao lado, por promover o debate sobre questões prementes da cidade. Verifico lá algumas divergências de opinião, reflectidos em recados ao promotor do espaço, sobre as vantagens e desvantagens da inclusão de links para outros blogues tripeiros, entre os quais esta modesta chafarica (este modesto chafariz, queria eu dizer). Cristina Santos, habituée d' A Baixa do Porto e adversária da inclusão dos links, escreve, dirigindo-se ao mentor da iniciativa: "Os outros tratam o Porto de forma genérica,se me permite não me parece adequado". Longe de mim estar a imiscuir-me na gestão de um espaço que apenas me diz respeito enquanto leitor. Quero apenas dizer que este blogue, o meu, é tripeiro, na justa medida em que eu o sou. Mas não é sobre o Porto ou o F. C. Porto. A prevalência dos temas é reflexo das minhas disposições momentâneas, pelo menos das que para aqui quero trazer. E um blogue (weblog, diário na rede, ou na teia), na minha opinião, não é mais do que isso, seja ele individual ou colectivo: um repositório de estados de espírito, de ideias avulsas, de delírios, aqui e ali apimentados com polémicas inconsequentes, uma tribuna livre em que o estatuto editorial é moldável às fases da Lua, ao posicionamento de Saturno ou ao funcionamento do aparelho digestivo do autor. É sério, porque o meu nome está ali ao lado, mas não pretende ser referência de coisa nenhuma, tampouco temático.