1 comments | sexta-feira, janeiro 12, 2007

Esta semana, uma nova edição da "folha paroquial" de Rui Rio - intitulada "Porto sempre" - estava nas caixas de correio dos portuenses. Folhear aquilo de uma ponta a outra, para quem anda nisto dos blogues, é encontrar um manancial de posts. Mas não quero ir por aí, pelas notícias de capa que não aparecem dentro, pelos entrevistados induzidos a responder em aprovação à obra do mestre (v.g. Avenida dos Aliados e corridas de automóveis), pelo uso de um órgão municipal para as politiquices dos eleitos locais ou pel apresentação, sob a forma de denúncia, os testemunhos da própria incompetência (uma página sobre as pichagens em espaços públicos). Interessa-me, neste momento, uma nótula impressa na página 17, que a seguir transcrevo:

«A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a ponderar a possibilidade de equiparar o site da Câmara Municipal do Porto [aqui viria o link, mas já se sabe que eu não faço ligação para essa coisa] aos outros media electrónicos, conferindo-lhe o estatuto de órgão de comunicação
social.
.
«A atribuição dessa classificação – caso venha a concretizar-se - decorre do interesse mediático que o espaço electrónico da autarquia portuense tem vindo a suscitar, pelo seu conteúdo informativo, noticioso e até interventivo.»

Isto levanta problemas de ordem variada (os mesmos que decorrem do estatuto conferido a órgãos oficiais de partidos, mas não só). Mas também não irei por aí. Apenas pretendo manifestar a minha repulsa pela circunstância de a página oficial da cidade onde nasci e vivo ser, neste contexto de intimidade com a estranha ERC, tudo menos aquilo para que deveria estar vocacionada. É um órgão de propaganda mal concebido e incompreensível, por exemplo, para um forasteiro que queira descobrir o Porto, como eu tantas vezes faço em relação a outras cidades, portuguesas ou estrangeiras.

P.S. - Será que, a seguir em frente esta bizarra evolução, o dito site passará a ser "regulado"? Afinal, sempre haverá uma vantagem...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

quem conhece a idiossincrasia do verdadeiro autor do site, não estranha estas movimentações

19:35

 

Enviar um comentário

<< Home