2 comments | quarta-feira, dezembro 13, 2006



Era pequenote, quando vi isto numa sala de cinema do Porto, já não sei qual, apenas que deixou de existir, como a maioria das restantes. Já foi há muito tempo, mas, haja rigor, bem depois de 1940, quando Walt Disney lançou “Fantasia”, a mais espantosa das suas produções. Na altura, fiquei maravilhado, mas penso que ainda o fico mais hoje. Isso é bom. Com o habitual recurso aos viciados do “YouTube”, deixo aqui o início do longo segmento baseado na sexta sinfonia de Beethoven, a “Pastoral”. Como em todo o filme, a interpretação é da Orquestra de Filadélfia, regida por Leopold Stokowski. Quanto à realização, é partilhada por 11 cineastas, sendo, neste caso, da responsabilidade de Ford Beebe.


P.S. – Hesitei entre este segmento e o memorável bailado em torno da Dança das Horas, da ópera “La Gioconda”, de Amilcare Ponchielli. Avestruzes e hipopótamas em pontas ficariam bem na FdV, mas o filmito era longo e está fragmentado em quatro partes. Procurem, se quiserem.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

grazia tanta!

17:18

 
Anonymous Anónimo said...

Obrigado, caro POS, por ter trazido a este cantinho a lembrança de uma bela fantasia de Disney bem musicada por um excerto de uma das nove maravilhas sinfónicas de Ludwig! Bom Natal e Feliz Ano Novo!

16:15

 

Enviar um comentário

<< Home