1 comments | terça-feira, maio 24, 2005

Há uma fraqueza que comanda os políticos, não sei se nasce ou cresce com eles. Chama-se voto. Disso resulta um ciclo comportamental que todos conhecemos. Começam por ter um objectivo – chegar ao poder – que, depois de consumado, transforma-se noutro – permanecer no poder. Não há aqui nada de novo, as perversões que daí resultam são uma das mais notórias fragilidades da democracia que conhecemos.

Estamos em ano de eleições autárquicas, ou seja, fervilha em Portugal a actividade das mais pequenas células do ciclo do voto. Mais do que contar espingardas na hora dos escrutínios locais, os partidos tentam garantir, em cada freguesia e em cada município, os tijolos com que depois tentarão erguer maiores edifícios de poder. É por isso que, quando todos aguardamos que o primeiro-ministro anuncie medidas para que Portugal saia (tente sair) do buraco onde anos e anos de politiquice mal amanhada nos têm enfiado, tenho particular curiosidade em saber se algo será feito para pôr cobro ao esbanjamento de dinheiro por parte do poder local.

Lembro-me de uma vez em que seguia, de carro, com um presidente de Câmara de uma cidade transmontana, e passámos pelo centro da sede de um dos concelhos vizinhos. Pequena, a vila, mas recheada da grandeza parola a que tantos cantos do país nos habituam: enquanto dava aos braços para ultrapassar uma série de rotundas, com transbordantes chafarizes e estranhos monumentos, já depois de um sinal vermelho me ter feito parar sem haver mais automóveis a passar por ali, não contive uma exclamação de impaciência. O meu passageiro, falando do colega autarca daquele sítio, explicou: “Este gajo já fez o que tinha a fazer. Água, saneamento, um pavilhão... Como tem dinheiro para gastar, faz disto”.

Pequeno o peso desta simples vila de cujo nome não quero lembrar-me. Grande o número de sítios onde isso, e muito pior, se faz a torto e a direito. Estou a pensar, por exemplo, nas terras que fazem grandes circulares exteriores com várias faixas de rodagem, longe dos limites urbanos e inventando que estão a fazer planeamento. Vias tão inúteis, claro, como uma auto-estrada de Norte a Sul, pelo litoral, a par da que já lá estava (ou os submarinos de Paulo Portas, que são sempre pertinentes nestas ocasiões). Só que o betão e o asfalto, num país embrutecido como este, continuam a encher os olhos a muita gente. Os exemplos de desperdício no poder local, claro, são mais que muitos. Toda a gente, esteja onde estiver, não terá de fazer grande esforço para os encontrar.

Entre os desperdícios mais irritantes encontram-se, claro, aqueles que se relacionam com a propaganda que os senhores autarcas fazem a eles próprios. Fazem quase todos (não quero dizer todos), embora as pessoas só se lembrem do caso de Edite Estrela. Os boletins municipais, por exemplo, são um claro indicador do nosso atraso (de vida). Rui Rio, que gosta de entrar de chancas, começou por acabar com a revista que o município tinha, de qualidade mas com tiragem limitada, para fazer uma outra, que terá custo unitário mais reduzido mas é distribuída por todas as caixas de correio da cidade, nem interessando que seja mais fraca do que a precedente. Disse que ia acabar com os arrumadores num ano, mas eles aí continuam, enquanto a principal despesa da campanha “Porto feliz” são os outdoors que por aí se vêem a enaltecer a acção camarária. Depois, temos uns ecrãs gigantes (passo por um todos os dias) que deviam fornecer informação sobre a cidade, mas acabam por ser pouco mais do que um veículo de “notícias” que interessam ao próprio Rio (o destaque mais recente, panfletário, tem sido o túnel da Rua de Ceuta). E muito mais...

O poder local é essencial. O que este país tem crescido deve-se, em enorme parte, à acção dos órgãos autárquicos. Mas a verdade é que por aí passa grande parte do esbanjamento de dinheiros públicos. Só que as autarquias são determinantes no ciclo do voto, sendo pouco provável que alguém consiga/queira disciplinar o regabofe. É mais fácil, como dizem os comentadores, subir impostos, cortar na Segurança Social ou sacrificar mais os funcionários públicos e, por arrasto, a restante massa de trabalhadores. Há uma tendência, neste país, para associar a expressão mangas-de-alpaca aos funcionários públicos, para dizer que são mandriões ou antipáticos (como se todos trabalhassem no atendimento em repartições, quando estamos a falar de um vastíssimo leque de profissões). Sem pudor, há quem bata palmas ao sacrifício dessa gente que também precisa de viver, de comer e de dar de comer aos filhos, etc. etc. etc. Já para não falar do fraco exemplo que constituem os altos quadros da Administração Pública, imunes aos sacrifícios exigidos ao funcionário comum.

O que os comentadores e especialistas sugerem é um caminho de dificuldades para os cidadãos. Aumentar o IVA é algo de que toda a gente fala, para que as pessoas passem a comprar um quarto de batata em vez de meia batata. É a medida mais fácil, para quem decide, mas não soluciona nada. Há muita coisa para disciplinar antes de sacrificar gente. Vamos a ver o que o Governo nos reserva.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Afinal, o que eles sabem fazer é espremer mais aos mesmos de sempre. Parabéns pelo seu blog, tenho pena que não o actualize mais vezes.

JML

16:25

 

Enviar um comentário

<< Home