2 comments | domingo, setembro 05, 2004


NRP Sagres

ARC Gloria

Atento à nostalgia que vai perfumando o Avenida dos Aliados, a propósito dos gloriosos tempos em que a dinâmica mercantil do Porto polvilhava de grandes veleiros as águas do Douro, principal motor do desenvolvimento da cidade, aqui deixo o meu pequeno contributo, esclarecendo uma dúvida do MBP. Pois sim, a nossa barca "Sagres" (terceiro navio na nossa Marinha com esse nome) passa bem a barra do Douro (a tremenda barra do Douro, outrora viveiro de naufrágios), algo que está ao alcance de barcos maiores, como é o caso do "Gloria" (foto de baixo), navio-insígnia da Armada colombiana que já este ano foi notícia, por haver marinheiros que o usavam para operações de tráfico de droga. As fotos, que não são grande coisa, são fragmentos dos dias de 1994 em que o Douro esteve pejado de grandes veleiros, participantes na Regata do Infante, que veio ao Porto assinalar o sexto centenário do nascimento do infante D. Henrique. Até por esse motivo a ausência da "Sagres" seria impensável, pois o "Navegador" é patrono do navio-escola português.

2 Comments:

Blogger Lino Gomes said...

Ainda bem que é possível o Sagres e outros seus congéneres passarem a barra do Douro. Agora só falta arranjar um evento para eles cá virem. Imaginem só, aquele rio, com aquelas naus emblemáticas... e à noite com a luz magnífica da cidade ribeirinha?!!!

02:25

 
Blogger João Pedro said...

Agora que se fala nisso consigo recordar-me vagamente dessa regata. Infelizmente não consegui ir ver os veleiros que por aqui passaram ( e adoro tais coisas).
A Sagres também esteve no cais de Gaia em Setembro de 1990. Aí sim, tive oportunidade de a conhecer. Não sei se em tempos mais recentes o excelso representante da Armada voltou ao Douro (até porque o cais de Gaia tem agora outras funções).

04:17

 

Enviar um comentário

<< Home