3 comments | segunda-feira, outubro 15, 2007

Não me parece que a comunidade científica esteja a dar a devida atenção à pandemia de "liberalismo económico" que grassa no Ocidente. É uma doença corrosiva, ao nível de tantas outras doutrinas dogmáticas, assente em falácias como a auto-regulação ou a meritocracia, tudo isso numa perspectiva divinizadora da iniciativa privada, ignorando puerilmente uma das mais perenes e distintivas facetas da condição humana: a filhadaputice.


Filhadaputice - s. f., característica exclusiva do ser humano, designando, latu sensu, a convergência de factores como a maldade, a ganância, a corrupção, o favorecimento, a ausência de escrúpulos ou a indiferença perante o outro (do Lat. filiu + putu).

3 Comments:

Blogger Joana said...

O pobre do Adam smith era muito ingenuo, nao era? O concurso "Quem quer ser milionario?" sempre me pareceu exemplificar muito bem o funcionamento da sociedade em geral:os mais capazes sao afastados pelos mediocres para garantir que chegavam a final, e a quantia conseguida ficava sempre aquem do que seria possivel a partida, e um esperto saloio acabava quase sempre por ganhar o concurso.
A sua analise acertou na mouche.

11:33

 
Blogger Joana said...

onde escrevi "quem quer ser milionario?" devia estar : "o elo mais fraco"

12:18

 
Blogger POS said...

:-) Ou "The weakest link", que a gente cá também recebe a BBC...

20:19

 

Enviar um comentário

<< Home