Frank Vincent Zappa morreu em Dezembro de 1993. Viveu a experiência de presidentes como Reagan ou o pai Bush, mas já não pôde experimentar a vergonha de ter na Casa Branca um tipo chamado George Walker Bush. Além de músico genial, Zappa esteve na vanguarda da luta contra a censura, em nome da liberdade de expressão. Da expressão artística, essencialmente, que deve ser livre dos padrões de austera moralidade imposta pelos WASP (white anglo saxon protestants), puritanos, criacionistas, evangélicos e quejandos que dominam muitos círculos de poder norte-americanos. O filme que aqui coloco é bastante longo, mas útil, para quem quiser compreender o tipo de lodaçal moralizador em que os milhões de americanos normaizinhos têm de movimentar-se. Na cruzada que moveu contra a censura, Zappa participou desta edição do programa "Crossfire", da CNN, em 1986. O cromo que se senta à direita do músico é de antologia. Como não terão todos pachorra para ver o filme, retirei uma frase de Zappa (sensivelmente a partir do minuto 10):
"Can I make a statement about national defense? The biggest threat to America today is not communism, it's moving America toward a fascist theocracy, and everything that's happened during the Reagan administration is steering us right down that pipe."
1 Comments:
Olá. Assisti ao vídeo do início ao fim - com interesse. Nem vale a pena discutir se Zappa estava basicamente correcto ou não... O vídeo está aqui precisamente a demonstrar que sim. Ainda bem. E ainda bem que tipos como aquele de quem já me esqueceu o nome não representam senão flashes ocasionais de parolice, auto-indulgência, incultura e conservadorismo bacoco. Também notei que Zappa, logo no início, se declarou "conservador" - e não estava a ser irónico. Mas, embora tal não tenha sido comentado, é suficiente para estabelecer a confusão total nas mentes dos tais conservadores bacocos, defensores da censura e do controlo total das nossas vidas por parte do Estado gordo e dos seus agentes corruptos e imorais. O que é o conservadorismo actualmente? Boa pergunta. Como perguntarmo-nos o que é a esquerda, por exemplo - outra excelente pergunta. Zappa viveu à frente do seu tempo ou simplesmente um tipo como o que o confrontava viveu (e vive, possivelmente, já que, como se costuma dizer, são sempre os melhores que partem primeiro) permanentemente atrás do mesmo? Eu abomino sempre os indivíduos que defendem um Estado grande pai, que tudo e todos controla e aproveita mas que padece de uma imensa falta de controlo por parte de cidadãos idealmente dotados de uma educação superior e, em resultado, da capacidade de pensarem por si mesmos. Este vídeo histórico levanta muito mais questões, pertinentes nos nossos dias, do que a mera presença de temáticas e palavras "incomodativas" em temas musicais... Um abraço.
03:43
Enviar um comentário
<< Home