8 comments | terça-feira, maio 30, 2006

...essa ideia de pôr os pais a avaliar os professores é uma cretinice.

8 Comments:

Blogger Jorge Simões said...

Completamente de acordo - e o mesmo se pode afirmar relativamente à grande maioria dos pontos (em regra, algo obscuros) da nova proposta de lei da mais hiperactiva ministra de todas as eras.
Devo acrescentar que o Sócrates (ainda que tolhido por um sistema global e parcialmente democrático) é um pequeno Salazar, muito pior que o original em vários aspectos. O original, pelo menos, tinha respeito pelos profesores e pela função pública em geral. Mas, possivelmente, tratava-se de uma época em que a palavra respeito assumia contornos diferentes - nas ditaduras, nas semi-ditaduras e nas democracias.
Acrescento que, enquanto professor e pai, não tenho qualquer tipo de desejo de avaliar os professores do meu filho. Avalio-os para mim mesmo, trato eventualmente de algum assunto que urja e é só.

15:21

 
Blogger POS said...

Eu já devia esperar esse segundo parágrafo corporativo :). Devo notar que concordo com a avaliação, designadamente a avaliação externa. Mas não concordo com a transformação dos em avaliadores formais, pois isso originaria uma relação perversa e porque estamos em Portugal, onde não existe a cultura de responsabilidade a que tal avaliação obrigaria, já para não me estender em relação aos problemas da iliteracia e da falta generalizada de princípios éticos.

15:35

 
Blogger Jorge Simões said...

Corporativo, hã? Pois, pois... ;)

Essa história idiota das avaliações por parte dos pais é apenas uma parte mal-intencionada da questão.
A proposta parece uma cascata de derrame de sangue docente nas suas impossibilidades, incongruências e em tudo o que deixa por dizer (mas que não pode, é óbvio, ser nada de bom). Se quiseres, falamos disso depois. Ou, então, tinha que escrever aqui o comentário mais longo da história...

16:22

 
Blogger Joana said...

Eu tambem acho que os pais nao sao as pessoas mais indicadas para avaliar o desempenho dos professores. Mas ja agora, como e que esse desempenho e avaliado? Parece-me que tirando medias de licenciatura e anos de servico que valem o que valem, o desempenho dos professores nao e avaliado de forma alguma (pelo menos nas escolas estatais)

16:00

 
Blogger Viagem pelas ruas da amargura said...

Muito atrasado, mas já agora gostava de ver os doentes a avaliar os clínicos dos hospitais públicos e privados...
:-)

21:58

 
Blogger David Afonso said...

Não há ninguém mais irracional do que um pai babado e todos os pais têm as crianças mais espertas do mundo. Eu é que sei que me farto de aturar essa conversa dos meus colegas mentalmente debilitados pelo orgulho pagão na progenitura ranhosa. Safa! Safa! Safa! Ai do professor que se atrever a pôr em causa a divindade do miraculoso rebento!

01:57

 
Blogger Pedro said...

para além do facto do professor querer cair nas boas graças dos seus avaliadores... -> boas notas para todos! :P

11:32

 
Blogger Jorge Simões said...

Mas esta história imbecil da avaliação dos pais não passa de uma bomba de fumo para esconder tudo o que de horrível e profundamente injusto se prepara, onde o tão falado interesse na melhoria do ensino não é tido nem achado. Pessoalmente, acho que este governo, este país e, em particular, esta equipa ministerial da educação (minúscula propositada) estão mesmo a pedi-las. O pior é que a generalidade do puôbo é tão, mas tão alienado, que foi canja de galinha convencer todos que os professores são os verdadeiros culpados de um país que não funciona! As pessoas têm muito medo de revoluções... Mas até quando é que vamos continuar a decair, decair, decair, sem que ninguém mova uma palha?

13:48

 

Enviar um comentário

<< Home