3 comments | terça-feira, dezembro 20, 2005

Foto de POS
Torre, Serra da Estrela

"Eu estava a olhar para si e lembrei-me que na Golegã não há neve", assim abordei o homem para que me dissesse umas tretas sobre a ida à Serra em dia feriado. Aquela gente chamara-me a atenção, todos com blusão vermelho a fazer propaganda ao negócio familiar, a Pizzaria Milénio, aqui fica o registo para quem for àqueles lados e não tiver ideia melhor para dar ao dente. Lembrei-me deles porque hoje, sentada a meu lado no balcão de um snack-bar, estava a outra face da neve à portuguesa. Dois aparentes executivos, ignoro se de sucesso, um portuense, outro lisboeta, que, a ser verdade o que dizem, passam a vida de um lado para o outro a esquiar e a fazer snowboard. Além da forma afectada como falavam, o que, entre gajos, me irrita suplementarmente, fiquei a pensar que, cada vez mais, estamos na mão destas pessoas que conhecem as estâncias de esqui todas, as praias dos resorts, os cruzeiros em paquetes de luxo e são incapazes, onde quer que vão, de se interessarem pela vida das pessoas, pela história dos povos ou por qualquer coisa que escape aos roteiros, gente que vai ao estrangeiro como quem entra num parque de diversões. A dada altura, claro, estavam a dizer mal da Serra da Estrela, sob aquele ponto de vista que lhes corre nas veias, isto é, entendendo a natureza como um potencial económico. Ou seja, a Serra existe apenas para ser rentabilizada. Com máquinas, pistas de dezenas de quilómetros, patati patata e os lucros a cairem direitinhos nos bolsos dos investidores espanhóis. Acho bem que se potencie o que há de bom, mas convém lembrar que a natureza é potenciada pelo respeito que deve incutir nas pessoas. Entre os yuppies e a Pizzaria Milénio, é fácil escolher, principalmente quando o apetite aperta.

3 Comments:

Blogger Viagem pelas ruas da amargura said...

É evidente que, apresentada assim a questão, as opções são muito limitadas: uma qualquer Quatro Estações, em qualquer parte do Mundo, será sempre uma melhor opção

18:15

 
Blogger Ideiafixe said...

Um Santo Natal e os Votos de um Ano de 2006 Muito Muito Muito Feliz!!!!

15:33

 
Anonymous Anónimo said...

Devia haver uma lei que permitisse dar alfinetadas no traseiro desse tipo de gente.

18:49

 

Enviar um comentário

<< Home