1 comments | domingo, dezembro 11, 2005

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS
Torre, Serra da Estrela

Conheço a Serra da Estrela desde sempre, mais no Verão do que no Inverno, já aqui falei das minhas raízes na Covilhã. E tenho uma paixão indelével pelo sítio, onde até as pedras têm nomes, como o Poio do Judeu, as Queijeiras ou a Cabeça da Velha... Se eu disser apenas "vou à Serra", é certo que não vou a mais lado nenhum. Brincar na neve é divertido, as fotos o mostram (são fracotas porque tiradas à pressa, fui lá em trabalho e as minhas ferramentas são o papel e a caneta, não a máquina fotográfica), mas o que mais me espanta é a relação da grande maioria dos portugueses com a neve, que já testemunhei algumas vezes. Sempre que há notícia de nevão, aí vão em romaria encosta acima, rolando até ao sítio onde os pneus começam a patinar. Regra geral, não têm qualquer experiência de conduzir em tais condições, muito menos levam correntes para pôr nas rodas. Algumas famílias vão prevenidas com farnel, montam o estendal ao frio e comem ali mesmo. A cada minuto que passe, os rissóis, os chouriços e a vinhaça começam a congelar, mas as imagens que recolhem, testemunhos da espantosa aventura, valem bem o desconforto, pela inveja que despertarão nos amigalhaços lá da terra. O que me espanta mais nestes visitantes da invernia é, porém, o momento em que decidem ir embora. Nove em cada dez, passe algum eventual exagero, recolhem neve às mancheias e depositam-na sobre o capot do carro, só depois descendo alegremente pela estrada. Nunca consegui perceber.

1 Comments:

Blogger Jorge Simões said...

Pessoalmente, acho a neve um bocado friota... A minha curte é mais o deserto.Mas ainda bem que há muita gente para ir à neve, senão a Serra morria um bocado.

21:00

 

Enviar um comentário

<< Home