2 comments | quarta-feira, novembro 09, 2005

Se não todos, muitos leitores da Fonte saberão que trabalho no "Jornal de Notícias". Estou aqui há quinze anos, se o pormenor vos interessar, o que, não sendo uma eternidade, já deu para ver muita coisa. Se me fizerem justiça, saberão que a profissão e o blogue são dimensões diferentes, pelo que as referências que aqui faço, por vezes, à actividade jornalística prendem-se com questões da essência e não da prática. Digo isto tudo para não pensarem que estou, apenas, a defender o JN ou algum alegado lobby de jornalistas (coisa absurda, para quem saiba o quão desunido é este grupo profissional). Portanto, aqui vai, curto e grosso:

O senhor presidente da Câmara Municipal do Porto e aqueles que o acolitam e iluminam, com opiniões de conhecedores de causa que passam à prática em forma de disparate, voltam a surpreender. Depois da decisão de dar entrevistas apenas por escrito, criando depois excepções para a TV, Rádio Festival e afins, Rui Rio e o respectivo "staff" deram início a um novo ramo de actividade: a crítica de Imprensa. À primeira vista, admito que possa ver-se nisso algo de natural, até um salutar exercício da liberdade de expressão. Mas não é. À uma, porque os senhores eleitos locais e acólitos não existem para fazer crítica de Imprensa, às duas porque não estão sujeitos aos instrumentos legais que responsabilizam quem faz jornalismo, críticos incluídos. Ou seja, se se sentem ofendidos e atacados, é noutros espaços que terão de dirimir as questões. Não no "site" da Câmara, que todos pagamos e que deve servir para uma aproximação saudável do poder aos cidadãos. Não para ser usado como veículo de propaganda, o que é, claramente, o caso.

2 Comments:

Blogger Jorge Simões said...

Já nada me admira neste país... Depois de algo mau vem sempre algo pior. É triste e grave. Triste e grave essa página da net, essa crítica de imprensa completamente desbocada e despropositada, a qual, como bem dizes, é paga com o dinheiro dos contribuintes. Se realmente vivessemos numa democracia, todos estes "generais-anões de mini-repúblicas das bananas" teriam que responder pelo facto de subverter dramática e descaradamente a sua missão de governantes. Não sei quem foi o mentecapto responsável pela atitude de publicar semelhante coisa (felizmente, creio eu, pouca gente lerá o site da CMP), mas o certo é que Rui Rio não pode ser alheio a esta intromissão em terrenos outros que não so seu, repito, com dinheiro dos contribuintes - chama-se a isso roubo. E os ladrões devem ir para Custóias, não para a secretária principal da Câmara municipal da segunda cidade do país.

18:29

 
Blogger Teófilo M. said...

Caro POS,

nunca me tinha apercebido de que era jornalista, mas se o é, parabéns, pois tem uma profissão a que eu ansiei pertencer e só o consegui enquanto estudante, depois outros ventos e correntes me afastaram desse mundo mágico dos jornais.

Quanto ao senhor presidente da CMP, creio que a procissão ainda vai no adro, e muito mais iremos ver, para mal da nossa pobre cidade.

17:33

 

Enviar um comentário

<< Home