3 comments | sábado, novembro 05, 2005

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS

Foto de POS
S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim

Dizer que Bento de Nursia é o “pai da Europa” é um chavão algo disparatado, entre tantos outros. O senhor mais não queria do que levar a cabo uma experiência de cenobitismo, em Monte Cassino ou lá onde foi, e escreveu uma regra à maneira do tempo, ou seja, copiando outras, acrescentando o que entendeu acrescentar, retirando o que entendeu retirar. Mas é certo que a Regra de S. Bento foi determinante na construção da Europa, em especial através da rede de mosteiros criada pelos monges negros cluniacenses, veículos privilegiados da reforma da Igreja, dita Gregoriana. Ora, Portugal, mesmo antes de ser Portugal, já era o atraso de vida que é hoje, ou seja, tudo sempre cá chegou com atraso. Portanto, quando a reforma cá chegou, já o poderio de Cluny estava a ser ofuscado por beneditinos de outra ordem, os monges de Cister, cujo papel neste nosso reino foi muito mais relevante. Mas para que estou eu aqui a dizer estas generalidades? Porque o mosteiro de S. Pedro de Rates, doado pelo conde D. Henrique à abadia de La Charité sur Loire, acabou por ser o único, no que agora é Portugal, a ter filiação directa em Cluny. Ou seja, a igreja românica que aqui mostro, o que resta hoje desse mosteiro, tem uma importância extraordinária. Apresento-a como exemplo de valorização do património, conservada pelo uso que nunca deixou de ter, pelo arranjo cuidado da zona envolvente, pelo razoável esclarecimento propiciado aos visitantes, que, inclusivamente, têm ao dispor um núcleo museológico com algum interesse. Vai-se lá de propósito, a essa aldeia à margem da estrada que liga Vila do Conde a Vila Nova de Famalicão. É exemplo por ser ainda excepção, e isso é que está mal.

3 Comments:

Blogger Assumida Mente said...

Senti isso mesmo quando a visitei: que, entrando ali, entrava num país diferente de Portugal, onde o que é património artístico é preservado, acarinhado e promovido e não tratado como meras ruínas do passado num presente triste!

22:32

 
Blogger jpcoutinho said...

pronto, acertei com isto...
as fotos (não inches de vaidade, se não "entornas o caldo") estão magníficas, com alma e não meros execícios de academismo.
parabéns e um @braço

02:10

 
Blogger POS said...

:) Tu é que és o profissional... Eu estou inchado mas é da pequena chuvada que apanhei há bocado... Abraço.

16:19

 

Enviar um comentário

<< Home