5 comments | sábado, setembro 16, 2006

Foto de POS
Rua António Maria Cardoso, Lisboa

Sacrilégio! Uma foto de Lisboa na Fonte das Virtudes!... Mas seja... A polémica já deu o que tinha a dar, certo é que está a crescer o Paço do Duque, apartamentos de T1 a T5+1 com estacionamento, mesmo onde era a sede da PIDE-DGS. Haverá muita gente endinheirada pronta a morar em zona privilegiada, a meio passo do Chiado, sem que a preocupe a memória da ignomínia que aquelas paredes exteriores, as únicas remanescentes, acoitavam. Não quero ter a ilusão de que todos os edifícios com história possam ser preservados para o benefício comum (vejo na memória um benefício, serei normal?), mas creio que este empreendimento de luxo é paradigma do que se faz, impunemente, nas nossas cidades. Promove-se o abandono, potencia-se a degradação e alimenta-se o esquecimento, até que a única solução é abrir as portas à voracidade imobiliária. Ali foi derramado o único sangue de Abril, ali serão derramadas garrafas de Dom Pérignon, pelos que ocuparem os T5+1, com vista de esguelha para o Tejo. Na parede esteve pintada a frase "os pides morrem na rua". Agora, tudo será pintado de fresco. Talvez se lembrem de pôr por lá alguma placa evocativa, discreta. Os calabouços darão lugar ao estacionamento, alguém dormirá onde foi o gabinete do Silva Pais, ninguém quererá ter o sono afectado por memórias tão distantes de um país que, se calhar, nunca existiu.

5 Comments:

Blogger JRP said...

E atenção à versão tripeira. O Museu militar estará brevemente de partida para o convento da Serra do Pilar e sobram dúvidas sobre o futuro destino do belo palacete oitocentista do Largo de Soares dos Reis.
Abraço

15:08

 
Blogger POS said...

Pois, mas não será tão fácil construir apartamentos em cima do cemitério...

21:34

 
Blogger MCP said...

Já pensei nisso algumas vezes: quem quererá comprar casa num sítio assim? Quem será que vai comer, dormir, estudar no exacto local onde era interrogado o meu tio, na cela onde ele (não) dormia?
Pessoalmente, nunca quis sequer pôr os pés na discoteca a que escolheram chamar Estado Novo...

00:16

 
Anonymous Anónimo said...

Quando precisarmos de «relembrar» a polícia secreta do Estado Novo, vamos á Torre do Tombo ou ao Ministério da Defesa, que todo esse "lixo" está lá depositado. Divirtam-se.

19:32

 
Anonymous Anónimo said...

Deixo aqui no entanto uma recomendação para os futuros felizardos (ou não) que irão morar naquele local: façam vários testes de perturbações electromagnéticas antes de se comprometerem na compra, pois certamente esse local nunca terá paz e marcará com as histórias de assombrações, um lugar próprio na nossa história (memória)!

Ou não acreditam que morreu lá alguém vítima de torturas horríveis?

Abraços a todos os espíritos perturbados com a situação.

20:56

 

Enviar um comentário

<< Home