0 comments | sexta-feira, setembro 15, 2006

Direitos reservados

Não há sábado sem sol, domingo sem missa nem segunda sem preguiça. Amanhã é, portanto, dia solarengo. Embora o domingo seja o dia do sol (sunday, sonntag...), noutros países onde o paganismo não foi banido do dia que passou a ser do Senhor, Portugal terá de reger-se por outros padrões, seja a sabedoria popular ou a circunstância de chegar às bancas a primeira edição de um novo semanário, a que decidiram chamar "Sol" (o nome estranha-se, mas talvez venha a entranhar-se, como sucedeu com o Estádio do Dragão, que começou por soar mal e parece, agora, ter existido sempre).

Tenho visto, na blogosfera, algumas referências ao "Sol", em especial nos blogues de jornalistas de Lisboa. Regra geral, noto algum desdém em relação ao director, tricas de paróquia, eventualmente. Ora, sendo eu de outra paróquia, tudo isso passa-me ao lado, porque não o conheço de lado nenhum. Mesmo a entrevista de José António Saraiva à RTP, um evidente tempo de antena ou momento publicitário, não me choca em demasia, pois qualquer outro nas mesmas condições tentaria conseguir o mesmo. Consegui-lo-ia, com certeza. E tem havido outras situações do género. Claro que jornais como o meu, que cá andam há mais de cem anos, não conseguiram ver o lançamento preparado na televisão, mas qualquer director de qualquer jornal, de qualquer quadrante e de qualquer fé, faz uns telefonemas estratégicos para ser visto, quando muda o grafismo, o formato ou o alinhamento do seu periódico. Normal, apenas.

Sobre o "Sol", devo dizer que o aguardo com expectativa e, até, com alguma esperança. Por um lado, é bom quando os projectos jornalísticos vingam, na mesma proporção em que é mau quando deixam de existir. Por outro, porque um grande amigo está mais do que empenhado no projecto e, ainda por cima, faz anos amanhã. Tratamo-nos, mutuamente, por "Cavalo", e ele diz que não tem vagar para ler blogues. Vou telefonar-lhe só depois de ler o "Sol". Quero ter motivos para lhe dar duplos parabéns.

Nota: actualizei o post, colocando links, pois verifiquei que o site do jornal já está activo.